Publicado em Lectio Humana-Divina

O poder de usar uma só túnica!

[Leitura] Esdr 9, 5-9; Lc 9, 1-6

[Meditação] A maioria dos seres humanos, no ocidente, não tem urgência em lavar a roupa porque o guarda-roupa esconde as mudas que forem precisas para sair e regressar à mesma casa, à volta das rotinas intermináveis de um cansaço tantas vezes ineficaz.

A Palavra de hoje leva-nos a contemplar o poder que está em quem aceita o convite a sair de casa, não sem rumo, mas implicado no anúncio do Reino de Deus, vestindo uma só túnica que há de ser “lavada” pelo acolhimento dos que recebem a mensagem de Deus.

A vida de tantos homens e mulheres como São Vicente de Paulo são um incentivo a não fazermos pela eficiência humana, mas pela eficácia do amor de Deus que se manifesta na pobreza humana. Já o dizia, também, o estilo de vida do Cardeal Bergoglio, cujo tempo tanto incluía o serviço aos irmãos, como o cuidado para com as coisas simples do dia-a-dia (como lavar a roupa e cozinhar). Não ter tempo para coisas básicas pode significar, por vezes, estar ocupado em rotinas pendulares que, em vez de nos fazerem repousar na situação do pobre, nos fazem regressar ao nosso próprio conforto.

É eloquente, a este respeito, a provocação do recém-falecido D. Manuel Martins: «Olho para o nosso mundo, para este mundo, com a maior preocupação. Desaparecem os valores basilares de uma Sociedade sólida e, sem eles, nada se constrói: o nosso pior futuro rasteja aí no sub-chão e ninguém, em lado nenhum, mesmo no altar, onde se canta a vida, se pode considerar seguro».

[Oração] Sal Tob 13, 2. 3-4

[ContemplAção] Em: twitter.com/padretojo

Autor:

Padre da Diocese de Viseu