Publicado em Lectio Humana-Divina

Maria, Rainha dos que deixam tudo para seguir Jesus

[Leitura] Jz 6, 11-24a; Mt 19, 23-30

[Meditação] Meditando na memória da Virgem Santa Maria Rainha à luz da leitura corrente da Bíblia (lecionário ferial), é sugestiva a afirmação de D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, de que «Deus não é um mero espetador das nossas desgraças». Esta afirmação serve para compreendermos o contexto da primeira leitura, em que Deus envia um Anjo a Gedeão, homem simples escolhido para livrar o povo das mãos de Madiã.

Parafraseando, afirmo que Nossa Senhora também não é uma mera Virgem Assumpta aos Céu, mas é Rainha dos Apóstolos, aquém e para além de todos aqueles que, deixando tudo, também responderam generosamente a Jesus Cristo (como outrora Gedeão a Deus), para colaborar no seu projeto de salvação. Ela, como Mãe da Igreja peregrina, continua a interceder pelo seu Povo a caminho e, como Mãe carinhosa de toda a humanidade, continua a intervir na história dos que sofrem tribulações.

A recompensa dos que, inspirados e protegidos pela Virgem Maria, seguem Jesus é, no Céu, a mesma plenitude da glória de Deus e, na terra, ser missionários testemunhado na prática o Evangelho, permitindo, assim, Deus reinar.

[Oração] Sal 84 (85)

[ContemplAção] Em: twitter.com/padretojo

Autor:

Padre da Diocese de Viseu