O escândalo replica o pecado, o arrependimento reclama o perdão

[Leitura]  Tit 1, 1-9; Lc 17, 1-6

[Meditação] O Seminário é chamado a ser casa da misericórdia onde cada um dos rapazes que são chamados a fazer o caminho de discernimento vocacional percebam que são alvo do amor de Deus que os transforma mais do que as próprias aptidões para o estudo e para o gradual saber fazer pastoral. A misericórdia é, na verdade, o elemento mais importante da formação sacerdotal, para que os futuros padres venham a ser transparência do coração de Cristo.

No Evangelho, está claro que Jesus adverte para o grave risco de se cair no escândalo, mas não deve estar somente voltado para os que tinham fama de pecadores, mas sobretudo para os que deviam dar exemplo e não o fazem. O núcleo do trecho de hoje ajuda-nos a saber que Jesus não quer que a comunidade exclua os fracos, mas que os repreenda (eduque) e, mediante o arrependimento, perdoe.

De facto, as comunidades de cristãos correm o risco do escândalo que é a exclusão dos fracos por parte dos que se consideram exemplares. Os apóstolos pedem a Jesus que aumente a sua fé, para serem capazes de acreditar no poder que lhes é dado de transformar a vida das pessoas. Quantos de nós já não caímos no desânimo, por termos receio de não poder fazer nada pelos que vivem afastados do bem? Só quem percorreu o caminho mais maravilhoso que parte do pecado e faz a travessia para o perdão através da ponte do arrependimento é que é capaz de ajudar os irmãos a fazer o mesmo. Esta experiência assemelha-se à da aventura de entrada num bosque: requer fé para entrar, esperança para não se voltar atrás e caridade para se abrirem os braços aos irmãos sedentos de amor misericordioso.

A Carta de São Paulo a Tito, com as suas recomendações básicas para a fundação das comunidades, faz-nos pensar nas Constituições das Congregações Religiosas, nas “Ratio Fundamentalis” dos Seminários ou nas Contituições Sinodais: emitem as recomendações essenciais para a defesa do fundamental. Quanto mais regulamentos, mais fuga. Quanto mais misericórdia, mais vida!

[Oração] Oração pelos Seminários:

Maria, Senhora da Mensagem e do Rosário,
Profecia do amor misericordioso de Deus,
Primícia e figura da Igreja fiel e crente:
Intercedei por todas as Famílias a Deus Pai
Para que nelas resplandeça a fé e a ternura
A alegria da comunhão e da fidelidade
E sejam fecundas na sua identidade e missão.

Maria, Senhora do Imaculado Coração,
Mãe do Amor belo e da Misericórdia,
Humilde Serva e discípula do Senhor:
Intercedei por todos os Seminaristas a Deus Pai
Para que, movidos pela misericórdia do Senhor,
Respondam com generosidade à sua vocação
No cumprimento da vontade e do amor de Deus.

Maria, Senhora mais brilhante que o Sol,
Imagem da Igreja revestida da luz Pascal,
Mãe do Evangelho Vivente e Mãe da Igreja:
Intercedei por todos os Sacerdotes a Deus Pai
Para que sejam homens de Deus e arautos da fé
E fiéis no seu ministério sejam servos de todos,
Pastores fortalecidos no coração de Cristo, Bom Pastor.

[ContemplAção] Em: twitter.com/padretojo