Publicado em Lectio Humana-Divina

Seguir Jesus é a caminho, para a frente e para cima

[Leitura] Job 9, 1-12. 14-16; Lc 9, 57-62

[Meditação] Ultreia! Suseia! É a interjeição usada pelos que percorrem o Caminho até Santiago de Compostela. Significam, respetivamente, “para a frente” e “para cima”. Representam a alternativa dada por Jesus a quem declara querer segui-l’O noutras direções, como denotam as três situações de chamamento: um quer ir sem destino (aonde quer que fores), outro inclina-se para baixo (sepultura do pai) e o último regride para trás (despedir-se dos familiares).

O Evangelho mostra-nos Jesus praticamente sempre a caminho de Jerusalém, cidade que, para além de ser o lugar da Sua entrega máxima, é, também, símbolo dos “apeadeiros” onde essa entrega é prefigurada.

Por vezes, na sequela de Cristo, há momentos de desventura, como nos testemunha a experiência de Job, em que a descrição parece claramente o retrato de um homem parado, sem saber para onde ir e sem reconhecer a passagem do Deus em quem teima acreditar. É neste tipo de paragens, em que se corre o risco de regredir ou sucumbir, que é precisa a oração, como “garrafa de oxigénio”, mesmo que seja para se dar espaço a essa “voz entre dois silêncios”. Passada a desventura (não há nenhuma que não dê em aventura!), esse novo fôlego ajudará a retomar o caminho… para a frente e para cima!

[ Oração] Sal 87 (88)

[ContemplAção] Em: twitter.com/padretojo

Autor:

Padre da Diocese de Viseu