Publicado em Lectio Humana-Divina

Maria: o “colo” da vontade de Deus

[Leitura] Is 7, 10-14; 8, 10; Hebr 10, 4-10; Lc 1, 26-38

[Meditação] Não sabemos imaginar muito bem o tempo e o espaço em que Maria acolheu o anjo enviado por Deus para receber aquele convite surpresa. O que sabemos é que Ela era uma donzela e, sendo já desposada com José, o Senhor lhe fez uma proposta que mudaria toda a sua vida… e a de todos nós, também!

As leituras de hoje destacam que a grande mudança que se opera na vida da humanidade é o novo culto que substitui o primeiro (Hebr). Doravante, chamar a atenção de Deus, aplacando a sua ira, fazendo a sua vontade faz-se através da oferta pessoal de vida e não de animais ou de promessas para outros cumprirem (hoje inválidas!).

O grande sinal da vinda de Deus em Jesus e, por que estamos a viver a Páscoa, também da sua vida nova de Ressuscitado é que Ele está connosco e, na Igreja, continua a ser possível fazer a sua vontade, com a força do seu Espírito Santo. O Sim de Maria expande-se, hoje, na casa da Igreja, cada vez que alguém ousa “ornamentá-la”, simplesmente, com a pureza e a humildade, capazes de acolher no seu “colo” a vontade d’Aquele que tudo pode, pelo desígnio de amor com que quer salvar a humanidade.

[Oração] Sal 39 (40)

[ContemplAção] Em: twitter.com/padretojo

Autor:

Padre da Diocese de Viseu