O Bom Pastor é a única porta, para entrar e para sair!

image

[Leitura] Jo 10, 1-10

[Meditação] Certamente já, uma ou outra vez, nos deparámos diante da variedade de ritualismos e tradições, ativismos e agrupamentos dentro da Igreja, que mais nos dão para pensar numa correspondente varie,dade de portas, a observar pela aparente ineficácia na responsabilidade missionária da Igreja, chamada a ser dinâmica “ad extra”, “fora de muros”, ou seja, “em saída”. Será caso para perguntarmos: quantas vozes? Ou o que Jesus diz na explicitação do título de Bom Pastor que se atribui a Si próprio não é para “levar à letra”?

Proliferam, na verdade, muitas sensibilidades e declarados “achismos” que, na prática, perturbam a unidade da Igreja, por causa da “surdez” em relação ao que unanimemente se professa. Desabafamos, até, muitas vezes: se fizessemos menos, mas melhor…! O que o Senhor nos sugere no Evanvelho precisa de muitos “trabalhadores”, mas a seara é uma só!! E muitas “batalhas” há no mundo a ser travadas por muitos senhores, mas a que Jesus nos propõe é uma só: defender e partilhar a vida abundante que Ele nos dá.
Urge entrarmos pela mesma porta, todos, mesmo na diversidade de dons e carismas, escutados e praticados sob a unânime escuta da mesma e única Voz. Como consequência, sairemos, também pela mesma porta, para a missão de cooperar na salvação da humanidade, aquela salvação que só sob este único Nome se pode alcançar.

[ContemplAção] Em: twitter.com/padretojo

%d bloggers gostam disto: