Publicado em Lectio Humana-Divina

Idoso crente: "GPS" atualizado e eficaz para a Libertação

A vida dá muitas voltas e… muitas delas para se voltar ao mesmo sítio de onde se partiu. De facto, há pontos de atração, como só por exemplo, dentro da Igreja Católica: os pais que – mais, menos, pouco ou nada praticantes – levam a batizar os seus filhos; os idosos que  frequentam – em maior número e mais vezes que os mais novos – a Eucaristia.
A profetiza Ana (hebraico “graça”), «filha de Fanuel (hebraico “rosto de Deus”), da tribo de Aser»,vivia ligada ao Templo como um GPS, para ser eficaz, precisa de estar ligado a um ou vários satélites. E não se afastava do Templo!
Para além dessa ligação, esta profetiza, como todos os idosos, tem uma história carregada de experiência. É esta “carga” plurifacetada (“casada… viúva…”) que permite partir para o horizonte a partir do qual queremos vislumbrar e construir a Liberdade, através de uma via concreta e realista.
O que faz permanecer nesta via de enconro com Deus, único capaz de libertar profundamente, é a ligação com o “satélite” da Palavra e não o andar àsa voltas na estrada sem ruto e sem norte.
[cf. 1Jo 2,12-17; Lc 2, 36-40]

Autor:

Padre da Diocese de Viseu