Retomar o diálogo do "jovem rico"
Bem, é aqui, no vers. 22a do cap. 19 do Ev. de S. Mateus, que fica uma encruzilhada. O jovem rico poderia ter desfeito os laços com as suas riquezas para ganhar a riqueza maior: seguir o Mestre pelo Mestre. Como esta encruzilhada, há muitas na vida dos jovens de hoje. Este Blog pretende ser uma tentativa de imaginar o diálogo-oração que ficou quebrado pela escolha errada do “jovem rico”, apoderado pela cegueira que não o deixava ver a verdadeira riqueza a que deveria apegar-se. Tenho a impressão que se o diálogo-oração continuasse, certamente que aquele jovem sertir-se-ía enamorado a tal ponto de poder seguir o Mestre para onde Ele fosse. Segui-Lo vocacionalmente é segui-Lo nas escolhas que ligam a Ele nas diversas circunstâncias da vida, pondo tudo o que se é e se tem ao Seu serviço.
Estas “Conversas com o Mestre” pretendem ser imaginativamente o diálogo em que o Mestre ilumina as encruzilhadas dos jovens de hoje, dando-lhes espaço para a transparência libertadora diante do Único que os pode justificar; um diálogo que resolva aquele conflito entre realidade e a aparência, entre as palavras e as obras, que dê mais consistência à busca e entrega dos jovens.
Diante daquele olhar penetrante, por vezes, há coisas (emoções, sentimentos…) que ficam por dizer e por integrar numa escolha vocacional. No diálogo-oração com o Mestre, retomando o diálogo do jovem rico em nós (não só feito de palavras, mas também de atitudes), os jovens de hoje poderão mais profundamente, sem fingimento como Natanael (S. Bartolomeu), e deixando tudo o que está para trás, seguir a Sua estrada, através daquela amizade que constrói para a plenitude.
Apresento aos(as) meus(minhas) caros(as) leitores(as) o meu amigo Jonas, um jovem que também quer passar do Antigo para o Novo Testamento. Quem quiser conhecer a sua vida passada poderá ler no A.T. o livro que tem o seu próprio nome. Neste Blog tentarei ajudá-lo, e a todos os quiserem ser seus amigos também, a conhecer e, livremente, a seguir o Mestre da Vida e da Felicidade.