Vulnerabilidade

A vida é uma sequência de ocasiões, de oportunidades, para se afrontar o mistério da pessoa e de pôr-se diante dele, para avançar na descoberta, para entrar no drama, para alargar o horizonte; ocasião para se desenvolver potenciando aquela parte do universo que se recebeu em herança, ou, então, ocasião para fechar-se no horizonte mais estreito do que foi dado e parar no caminho, coisa que muitas vezes induz a regredir no desenvolvimento humano.
É sobre esta “tela” onde se tece a trama do mistério da pessoa, com as suas possibilidades e os seus determinismos, as ocasiões e os riscos, as luzes e as sombras, onde se encontra situado o desenvolvimento humano.
Acede-se essencialmente àquela tensão dramática através do conhecimento, mas sobretudo através da vulnerabilidade afectiva da pessoa humana e as mediações com que ela configura as suas respostas às perguntas e as suas lutas contra os obstáculos. A história individual, com todos os seus elementos de desenvolvimento e motivacionais, está estreitamente ligada ao facto de as situações de vulnerabilidade que se verificam no desenvolvimento tornam-se situações de desenvolvimento.
Assim, conhecida como espaço de crescimento, a vulnerabilidade poderá ser melhor afrontada na busca de respostas para as perguntas que o fabuloso mistério humano nos põe.
%d bloggers gostam disto: