Publicado em Integração Psico-Espiritual

Deus está mesmo em toda a parte!

A Igreja ao compreender as palavras de Jesus, ao dizer aos Apóstolos «O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os terraços» (Mt 10,27), assime e atarefa-se a pôr em prática esse mandato através de uma sempre renovada forma de transmitir o Evangelho no mundo de hoje. Esta transmissão é, influenciada pelo desenvolvimento da técnica, cada vez menos estática: da escrita à imagem, ao som e ao vídeo. Mas, para além disso, os meios tecnológicos deixam as nossas casas e saem às ruas: da TV e Rádio e Computador aos iPods! O Podcasting torna-se, assim, numa nova forma de possibilitar que nas viagens que faz o homem possa ter acesso a toda a informação visiva e auditiva que prefere para ocupar o tempo.
No fundo, responder àquele apelo implica uma dupla causa: não só utilizar os meios tecnológicos avançados ao serviço da evangelização, mas também possibilitar que a pessoa humana possa estar globalmente conectada a esses meios através de todos os seus sentidos. O Jornal já se pode ouvir e a TV já se pode ver em movimento!
Com efeito, a pessoa humana poderá apreender os valores do Evangelho já não só a partir da leitura e do ouvido, mas a partir de outros espaços abertos. Assim, o que poderá parecer dispersão ou fuga, poderá representar, em qualquer lugar, aporveitamento para redescobrir o valor da interioridade, num mundo cada vez mais propício a desvalorizá-la ou a perdê-la.

Autor:

Padre da Diocese de Viseu