L 1 Is 25, 6-10a; Sl 22 (23), 1-3a. 3b-4. 5. 6 Ev Mt 15, 29-37

Em breve, estará neste sítio do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD) da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) o “Manual de Apoio a Animadores e Catequistas para a Inclusão de Pessoas com Deficiência”. É uma iniciativa que brota da ousadia de inclusão de pessoas com deficiência que aconteceu na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e que cresceu para servir a todos. Tem como objetivo ser apresentado a animadores e catequistas de todos os níveis de catequese para os ajudar a promover a integração e participação das pessoas com deficiência.
“Estamos todos?” é uma pergunta que serve de slogan a esta iniciativa. Foi o mesmo refrão usado várias vezes pelo Papa Francisco, ao declarar “todos, todos, todos”. Ali, como Jesus outrora no cimo do monte, o Santo Padre chamou os seus e deu-lhes instruções para serem inclusivos e cuidadores. O Papa Francisco afirmou, na Fratelli Tutti (n.º 110) que “enquanto houver uma pessoa descartada, não poderá haver a festa da fraternidade universal”.
Estamos no início de um novo Advento. Tenhamos confiança no Senhor, quer precisemos de cuidados, quer estejamos abertos a cuidar dos outros. Subamos ao monte da Palavra e dos Sacramentos que constituem a caridade de Cristo e ele nos fará chegar os frágeis que através do nosso serviço Ele quer curar e integrar no caminho da fraternidade.
