L 1 Is 7, 1-9; Sl 47 (48), 2-3a. 3b-4. 5-6. 7-8 Ev Mt 11, 20-24
A celebração da memória da Virgem Santa Maria do Monte Carmelo é sempre inspiradora para nós sobre o processo da salvação de que Ela foi especial destinatária e no qual Ela é particularmente medianeira.
As leituras de hoje deixam-nos ver que a salvação tem duas faces, como se do “escapulário” entregue por Nossa Senhora no Monte Carmelo a Simão Stock se tratasse: uma é a da graça suficiente, que é dada por Deus a todos e acessível a todos, e a outra é a graça eficaz, que é a que o ser humano permite que se realize na prática. Vemos a primeira (a graça suficiente) nos milagres que o Senhor realizou em Corazim, Betsaida e Cafarnaum, e no dia-a-dia das nossas vidas; e a segunda (a graça eficaz) na nossa boa vontade em praticar as boas obras inspiradas naquela graça que o Senhor realiza de antemão nas nossas vidas sem nosso merecimento.
A “tolerância” que Jesus promete no Juízo final para Tiro, Sidónia e Sodoma ─ cujos habitantes não conseguiram viver até aos dias em Ele realizou milagres ─ decorre de um amor incondicional do qual esses habitantes não tiveram certeza, de forma a poderem arrepender-se dos seus maus atos por uma vontade iluminada por essa forma incarnada de amor divino que está em Jesus.
Para que possamos transmitir e educar na fé, a ordem seja sempre esta: proclamar a presença de um amor divino incondicional para todos como condição para que cada pessoa possa caminhar com a presença de Deus ou voltar a Ele quando alguém se perde, através de um arrependimento confiante.
No decorrer de seu pontificado, em várias ocasiões, o Papa Francisco recordou que na festa de Nossa Senhora do Carmo contemplamos a Mãe que está ao lado da Cruz de Cristo e destacou que esse é também o lugar da Igreja: perto de Cristo.
Com o Papa Francisco rezamos:
Nossa Senhora do Carmo, nossa Mãe, ajuda-nos a ter mãos inocentes e um coração puro, a não pronunciar uma mentira e a não falar em detrimento de outras pessoas. Assim, poderemos subir o monte do Senhor e obter sua bênção, a sua justiça, a sua salvação.

