O texto de Mt 13,44-52, no qual Jesus nos conta as últimas parábolas sobre o Reino de Deus, esconde-nos várias personagens, para além dos dois homens entusiasmados que, descobrindo o valor do tesouro escondido no campo e das pérolas preciosas, vão vender tudo para os adquirirem:Aqueles dois que, relativisando esses bens, os vendem ao desbarato, trocando-os pelos bens menores.
Diante do bem maior que é Jesus Cristo, todos nós somos assaltados pela publicidade de bens menores que, por vezes, nos faz correr em sentido contrário ao objectivo daquelas duas parábolas do Evangelho: a libertação do menos para a aquisição do mais.
O caminho certo para fazer a travessia que nestes últimos domingos nos tem sido sugerida – do terreno bem preparado do coração até à expansão do Reino no mundo – poderá ser ajudar o coração a ficar aquém do mundo, para ser capaz de ir para além dele. Vale-nos a confiança paulina de que Deus concorre em tudo pra o bem daqueles que O amam. Peçamos-Lhe como Salomão um coração inteligente para sabermos distinguir o bem do mal.
