Este título surge quando damos espaço à reflexão entre as possibilidades humanas e a graça de Deus que entram em confronto na vida cristã chamada a ser activa apostolicamente.“Eficiência” é a capacidade que uma pessoa tem de pôr todos as sas qualidades ao serviço de um objectivo prático, iluminando á prática com uma boa teoria, constitui o saber fazer.
“Eficácia” é a confirmação daquela eficiência, quando os resultados de uma acção são objectivamente bons. Quando recebe o atributo “apostólica”, a eficácia já não depende da eficiência humana, pois que a santidade dos homens, objectivo da vida cristã, depende, não dos atributos da psicologia humana, mas da acção da graça de Deus. Contudo, a psicologia humana pode dirpor o homem a receber mais ou menos favoravelmente a acção de Deus. O cristão que tem menos bloqueios psíquicos poderá ser mais capaz de estar aberto à acção de Deus, mas Deus santifica não obstante as qualidades ou efeitos psíquicos, mas através ou apesar desses.
A Palavra desta Festa de S. Tiago (Mt 20,20-28) ajuda-nos a compreender que significa a eficácia apostólica está na humildade de estar ao serviço de todos, sedno que esta atitude não é um lugar importante a conquistar, mas uma disponibilidade humilde a oferecer. O verdadeiro apóstolo é, pois, um instrumento da graça de Deus bem disposto em favor de todos os homens.
Que esta Festa nos ajude a todos a pôr menos confiança nas capacidades pessoais, sem as descurar, e mais na acção da graça de Deus, diante da qual não devemos ter medo de nenhum entrave humano que nos apareça à frente na hora da disponibilidade.
