Para o dia 30 de Maio, Dia Mundial de Oração pela santificação dos Sacerdotes , o Card. Cláudio Hummes escreveu uma carta e oração a sensibilizar esta oração. Celebrado no mesmo dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, aquele dia de oração pelos sacerdotes pretende sublinhar a importânica de contemplar o rosto de Cristo e, em especial, no rosto de cada sacerdote. Podemos ler na carta:O Papa São Pio X afirmava: «Cada vocação sacerdotal vem do coração de Deus, mas passa através do coração de uma mãe». Isto é verdadeiro em relação à evidente maternidade biológica mas também em relação ao «parto» de cada fidelidade à Vocação de Cristo. Não podemos prescindir de uma maternidade espiritual para a nossa vida sacerdotal: recomendemo-nos confiantes à oração de toda a Santa Mãe Igreja, à maternidade do Povo, do qual somos os pastores, mas ao qual está também confiada a nossa guarda e santidade; peçamos este apoio fundamental.
S. Tomás de Aquino, na sua Summa contra gentiles (L. III, 123-124; L. IV, 77), defendendo a questão da indissolubilidade do matrimónio em relação à família, afirma, em relação àqueles que são escolhidos para o ministério sacerdotal, que estes, apesar de deixarem como todos os homens no seu crescimento para a vida de necessitar do apoio físico, continuam, no entanto, a continuar necessitados do apoio moral e espiritual.
O que escrevo não somente em favor dos sacerdotes. Todos os fiéis da Igreja, sentindo a urgência do que eles significam para que a Igreja continue a ter presente a imagem de Jesus viva na Eucaristia, são convidados a sentir esta Maternidade divina que ficou impressa na Igreja, esposa do Bom Pastor.
A Virgem Maria, na mediação de cada uma das nossas mães, é a expressão mais eloquente dessa maternidade eclesial qua nos garante a segurança para caminharmos para o Pai. Roguemos uns pelos outros: leigos, religiosos e padres, pela maternidade espiritual que a todos nos integra.
